Fale Conosco pelo WhatsApp

COMO CONSERVAR SEU ACORDEON 

 

Como guardar - Mantenha o instrumento sempre dentro do estojo e em local seco e arejado. Mantenha o estojo no sentido vertical, ou seja, em pé, isto aumenta a vida útil das válvulas de músicas. Atenção: Evite que este local seja lavado com alvejante, pois contém cloro e este por sua vez tem um alto poder de produzir ferrugem.

Como transportar- Ao transportar em avião, ônibus ou carro, a posição correta do Acordeon é no sentido vertical, ou seja, em pé, pois esta posição previne problemas nas válvulas das vozes e principalmente na mecânica dos baixos. Em avião, uma técnica recomendada é levar como bagagem de mão a baixaria sem o fole.

Afinação- Evite tocar sob sereno, ao sol, e em lugares com fumaça e poeira, bem como em praias de água salgada este procedimento aumenta em muito a vida útil da afinação.

Transpiração e suor- Se você transpira muito, proteja o Acordeon, principalmente o fole, utilize protetor traseiro, procure impermeabilizar o fole. Use um lenço para secar o rosto e o pescoço. Após tocar, deixe seu instrumento secar ao natural (sem sol ou algum tipo de aquecedor) fora do estojo, pois a umidade contém sal e é prejudicial para as alças, madeira e principalmente a afinação.

Umidade- Em pisos que existe o contato direto com o solo (casas e apartamentos térreos), onde o instrumento permanecer por um período relativo, coloque folhas de jornais embaixo do estojo, e em seu interior ou no interior do Acordeon use um absorvente de umidade, em forma de sachê e para aqueles que podem, evite tocar em dias de grande umidade.

Higiene pessoal- Antes de tocar, lave as mãos deixando-as livres de sujeira, gordura e suor, mantenha as unhas aparadas.

Calor- Não deixe o Acordeon no interior de veículos expostos ao sol, principalmente veículos de cor escura.

A execução no limite- Ao executar seu Acordeon, procure sentir o limite de seu instrumento e tente não ultrapassa-lo. Se for necessária uma execução forte, principalmente em bailes e fandangos, não utilize registros que tocam1 palheta como o piccolo, bassoon e clarinet, e procure evitar os registros que tocam 2 palhetas como o oboé, organ e o violin dê preferência a registros que tocam 3 ou mais palhetas como, máster, harmonium, musete e accordion. Este procedimento aumenta a vida útil da palheta.

Limpeza- Após tocar, limpe seu Acordeon com produtos de limpeza a base de silicone ex: cera de polir carro, etc, mantenha uma flanela sempre junta de seu instrumento.   

Cupim- Sem duvida, o inimigo nº 1 do Acordeon -    Este tema é um pouco extenso, porem vale a pena ler e tirar o melhor proveito possível.  No Brasil há cerca de 200 espécies de cupim, a maioria benéfica, mas são duas as principais espécies que atacam a madeira, o Cupim Subterrâneo e o Cupim de Madeira Seca, e é bom saber que cerca de 60% do Acordeon é constituído de madeira! Os cupins se alimentam preferencialmente de celulose, atacando por esta razão papéis, livros, estruturas de madeira ou qualquer outro material derivado deste composto (polímero).

Como atacam e como prevenir: São duas as formas de ataques, em uma delas o cupim ataca um objeto através de outro objeto já contaminado, neste caso evite colocar o Acordeon em lugares onde haja suspeita de cupim e providencie um tratamento cupinicida a estes objetos.A outra forma de ataque vem através de revoadas que ocorrem entre primavera e verão, neste caso o cupim chega com asas (chamados de siriris ou aleluias) e são atraídos pela iluminação de ruas e casas. Já no solo ocorre à perda das asas, então casais começam a procurar um local favorável para iniciar um novo ninho. Se observar este fenômeno, procure fechar portas e janelas, racionalize a iluminação e procure imediatamente pulverizar traseiras e partes superiores de moveis e cantos de paredes com spray inseticida de longa duração e providencie um cupinicida para os objetos de madeira.  

Como detectar cupim: A presença de cupim é facilmente detectada através  de grânulos (bolinhas) secos e duros, de coloração clara a avermelhadas e até escuras. Estes grânulos são fezes. No Acordeon a presença de cupim geralmente é detectada pelas fezes (Bolinhas) dentro do estojo, caso isto ocorra, procure imediatamente um técnico para aplicação de um cupinicida.

Traça: Também chamada de traça dos livros - são insetos que se alimentam de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, sendo muito comuns em residências, onde podem causar danos pelo ataque aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), roupas engomadas e tecidos de "rayon". Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. No acordeon há muitas partes constituidas em tecido e feltro, como fole, válvulas de sapatas, amortecedor de teclado, alem do estojo, sendo que a cola em alguns casos são feitas a base de amido.

Como prevenir: Seguindo as regras dos itens acima - Como guardar e Umidade - você seguramente estará protegido, sendo que a velha bolinha de naftalina ainda surte bom efeito, apesar do cheiro desagradável.

Peças quebradas ou descoladas: A reposição de qualquer peça é sempre tarefa difícil para o técnico. Qualquer peça descolada ou mesmo quebrada deve ser imediatamente guardada para facilitar na manutenção.

Manutenção preventiva- Além do desgaste natural, há fatores que fogem ao nosso controle e acabam também danificando o instrumento, como por exemplo: poeira, formigas, cupins, traças, pequenas aranhas e suas teias, ressecamento da lubrificação de partes mecânicas, por isto uma revisão uma vez ao ano é o suficiente para manter o Acordeon em dia. 

 

Desenvolvido por Lojas Virtuais BR